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Alunos participam de projeto para conservação do patrimônio escolar

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22/08/2016 – Thaís Souza / Governo do Tocantins

Participam do projeto um aluno de cada turma e turno, totalizando 19 alunos. – See more at: http://seduc.to.gov.br/noticia/2016/8/22/alunos-participam-de-projeto-para-conservacao-do-patrimonio-escolar/#sthash.fqQ3HjJ2.dpuf

O Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini, no município de Almas,  desenvolve o Projeto Fiscal do Patrimônio Escolar. O projeto foi implantado em 2015 e busca conscientizar os alunos e toda a comuuidade escolar da importância de zelar pelo patrimônio público. A ideia surgiu da necessidade de manter a escola limpa, organizada e atraente aos alunos.

A iniciativa foi da gestora Marizete Cardoso de Souza Freitas, que percebeu a necessidade de implantar uma ação voltada para a conservação do patrimônio escolar que incluísse os alunos, pois, nos últimos anos, as unidades de ensino vêm enfrentando vários problemas, e um deles é a falta de cuidado com o meio ambiente.  Para ela, “solucionar esse problema é dever da escola. É preciso resgatar a valorização e a conscientização dos alunos quanto à importância das instituições, e como é bom viver em um local limpo e organizado”, disse.

Participam do projeto um aluno de cada turma e turno, totalizando 19 alunos. São tarefas diárias do fiscal:  deixar as carteiras e materias organizados; manter chão e paredes limpas; preservar os trabalhos expostos pelos colegas; fazer campanha de jogar lixo no lixo; respeitar a natureza; confeccionar cartazes alusivos à companha de limpeza; ajudar na manutenção da horta escolar.

Atualmente a escola conta com 614 alunos regularmente matriculados, desses, 79 frequentam atividades complementares. A unidade de ensino conta com 19 professores, em turmas do 6ª ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª a 3ª série do Ensino médio.

De acordo com a diretora do colégio, “os fiscais que foram escolhidos para participar do projeto são os responsáveis pela ordem dentro do ambiente escolar. Eles cuidam da conservação de todo o material. O objetivo é proporcionar aos alunos uma atitude consciente quanto a diversas questões, não só dentro da escola, mas na sociedade”, explicou.

Para a aluna da segunda série do Ensino Médio, Lívia Maria Rodrigues Valadares, cuidar do bem público influencia outros alunos a fazerem o mesmo. “Sinto-me importante em poder contribuir com a escola. Ajudo na organização da sala, evitando rabiscos em carteiras, quadro e outros ambientes. Também oriento na coleta do lixo dentro da sala”, concluiu.

Fonte: Alunos participam de projeto para conservação do patrimônio escolar – Notícias – Secretaria da Educação

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