Home / CULTURA / Artesãos tocantinenses serão selecionados para expor produtos em feira nacional

Artesãos tocantinenses serão selecionados para expor produtos em feira nacional

Imprimir  

Enviar notícia





Enviar para um Amigo



05 de agosto de 2016 – Marina Bitar / Governo do Tocantins

Carro-chefe do artesanato do Tocantins, o capim dourado terá companhia de novos produtos na feira – Governo do Tocantins

Equipes técnicas da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) deram início, nesta semana, às discussões em torno da elaboração e dadivulgação de um edital de chamamento público para artesãos tocantinenses. O objetivo é escolher 12 artesãos e/ou representantes de associações para exporem as diversas tipologias do artesanato que representam o Estado durante a programação da 1ª Feira de Artesanato Brasil Original, a ser realizada de 20 a 23 de outubro, em São Paulo(SP).

Durante reunião realizada na Seden, foram discutidos os critérios de seleção e a necessidade de cadastro dos artesãos na plataforma Mapas Culturais e no Programa de Artesanato Brasileiro (PAB). Para que o edital seja lançado, Sebrae e secretaria assinarão um termo de cooperação, ficando a cargo do Sebrae a parte de capacitação dos artesãos selecionados e curadoria das peças a serem expostas no evento. O edital será elaborado pela Seden, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Cultura, em parceria com o Sebrae.

A técnica da Seden e coordenadora estadual do Programa de Artesanato, Núbia Cursino, destaca a importância de parcerias para alavancar o artesanato tocantinense. “Todas as nossas parcerias com o Sebrae culminam com trabalhos de artesanato belíssimos. A participação neste evento vai projetar nossos artesãos no cenário nacional e internacional”, ressaltou. Eva Ludimilla Rodrigues, analista técnica do Sebrae, reforça que a proposta é levar várias tipologias de artesanato que o Tocantins oferece. “Não queremos levar apenas capim dourado. A intenção é fazer um mix de produtos, com várias tipologias, inclusive artesanato indígena”, explicou.

Também participaram da reunião, a assessora jurídica da Seden, Lísia Daniella; a assessora técnica e de planejamento da Superintendência de Desenvolvimento da Cultura, Luara Aquino; e a analista técnica do Sebrae, Celina Soares.

A feira

A Feira de Artesanato Brasil Original ocorrerá na cidade de São Paulo, de 20 a 23 de outubro de 2016, em uma área de 18 mil metros quadrados. O evento é uma grande vitrine de exposição e venda de produtos artesanais, que objetiva ampliar a visibilidade e reposicionar o artesanato brasileiro perante o mercado paulista. O visitante terá acesso ao artesanato de todo o Brasil e conhecerá diferentes técnicas empregadas em uma grande variedade de matérias primas.

Fonte: Artesãos tocantinenses serão selecionados para expor produtos em feira nacional – Notícias – Secretaria da Comunicação Social

Veja Também

Agenda LAMIRA artes cênicas

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Whatsapp